terça-feira, 10 de abril de 2012

GALERIA DE ARTE DA ESCOLA COMUNITÁRIA

Mostra: “Biografia Visual” Tina Gonçalez
SOBRE A MOSTRA:
Em 1977 realizei minha primeira exposição.
Coincidentemente, comemoro 35 anos de carreira como artista junto com a Comunitária.
Montar essa exposição faz parte do meu desejo de
homenagear a escola que me acolhe há 30 anos.
Mas, o que mostrar? Como montar? Como traçar um panorama visual de todas as coisas que criei e, que, consequentemente, pensei?
Mais que uma simples mostra visual de alguns trabalhos, a ideia foi revelar o percurso criativo e as motivações que possibilitaram a realização destes trabalhos.
Diferentemente de outras exposições que realizei, este é um projeto mais visceral e autobiográfico.
As memórias afetivas, as pessoas com as quaisconvivo e convivi, os lugares por onde passei, as coisas que li, constituem a matéria que me possibilita criar e simbolizar a minha maneira de ver o mundo.
Aproprio-me de uma frase de Clarice Lispector para definir a matéria que constitui o meu processo criativo:
Não se preocupe em entender. Viver ultrapassa todo entendimento. Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Eu sou uma pergunta.
FORMAÇÃO:
Educadora – ilustradora – artista.
Graduada em desenho e Artes Plásticas pela PUCC (79).
Mestre e doutora em Multimeios pelo Instituto de Artes da Unicamp (99-06). Participante do grupo Antropoantro (desde a sua formação em 2000). Professora de ArtesVisuais e coordenadora do Núcleo de Artes da escola Comunitária de Campinas (desde 1981 e 2009, respectivamente). Publicou diversos textos na área de Arte e Educação. Trabalhou como Assessora de Artes na Educação de Jovens e Adultos na Secretaria de Educação da Prefeitura de São Paulo. Expõe regularmente em museus, galerias e espaços culturais. A mais recente mostra foi em Madri, por ocasião do II Congresso Internacional “Ciudades Creativas”, na Universidad Complutense de Madrid.
TINA GONÇALEZ - 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário